HRT 3 UMA MANEIRA MELHOR DE EXAMINAR O NERVO ÓPTICO NO GLAUCOMA

  • 31/08/2017
  • 624
  • Administrador

Os especialistas em glaucoma estão sempre buscando melhores maneiras de determinar se um indivíduo é definitivamente portador de glaucoma e, caso o seja, qual é o seu tipo de glaucoma. Só quando têm as respostas para estas perguntas podem sugerir o melhor tratamento para o paciente. A única maneira de terem respostas para estas perguntas é realmente examinar o nervo óptico para ver se e como ele foi danificado.

Avaliando o dano típico ao nervo óptico que ocorre no glaucoma é conhecido como "escavação". Quando as células que formam o nervo morrem, devido pelo menos em parte a uma pressão intraocular grande demais para esse olho tolerar, elas morrem e desaparecem. Quando um número suficiente destas células se vai, deixa atrás de si uma pequena "cratera" ou "escavação" no nervo. Uma porção do nervo parece ter sido "escavada". Então, uma coisa importante que os médicos buscam quando examinam o nervo óptico é a presença e a extensão da "escavação", qual a sua profundidade e amplitude.

Os especialistas em glaucoma podem ter uma boa idéia da quantidade de escavação em um nervo óptico examinando-o com um instrumento conhecido como oftalmoscópio. Podem ter uma idéia se a escavação está permanecendo estável ou piorando, tirando uma série de fotografias no correr do tempo. Mas estes métodos têm uma limitação importante. Só podem sugerir a dimensão da escavação, da mesma maneira que uma fotografia aérea comum de uma cratera pode nos dar apenas uma idéia aproximada da profundidade da cratera. Podemos ter uma idéia muito melhor da profundidade da escavação ou cratera tirando uma fotografia estereoscópica. Isto nos permitiria realmente avaliar qual a extensão do dano ao nervo.

Se você tiver alguma dúvida, ligue-nos (14) 3401-2240